MATERNAL II
DATA:19/10/2021
ATIVIDADE: RITMOS
OBJETIVOS: • Apreciar e conhecer
músicas, canções, acalantos,
cantigas de roda.
• Imitar, inventar e reproduzir
criações musicais para
acompanhar canções
Atividade do dia:
1° momento: A música: A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda).
Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa
de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem.
Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Enriquecer a
brincadeira, sugerindo:
·
O meio da roda é uma piscina!
·
O meio da roda é uma grande gelatina!
·
O meio da roda é um tapete de grama!
2° momento: As crianças deitadas no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É
importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem
excitá-las demais. Música: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense).
Faz de conta: Falar par as crianças que a sala vai se transformar numa grande
floresta e todos serão habitantes dela…Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão
acordar. Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão…
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo…
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga…
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta…
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão…
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a
floresta com pulos grandes e largos…
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas
asas
enormes e bem abertas…
3° momento: Distribuir para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um.
É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças.
Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças
pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão,
as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. Música:
Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela).
4° momento: Música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canções de
Brincar), sugerir uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os
tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
·
com a cabeça
·
com a barriga
·
com o braço
·
com o cotovelo
·
com os pés
·
com as costas
·
com o bumbum
·
com as palmas das mãos etc.
5° momento: Para terminar, um gostoso relaxamento. Música: Palhaço (Egberto
Gismonti, CD Circense). Organizar as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de
algodão ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o
algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito
especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário