Seguindo os cuidados com a COVID-19, estamos a todo o vapor fazendo atividades pedagógicas divertidas. Cuidem-se!

 

MATERNAL II

DATA:19/10/2021

ATIVIDADE:  RITMOS

OBJETIVOS: • Apreciar e conhecer músicas, canções, acalantos, cantigas de roda. • Imitar, inventar e reproduzir criações musicais para acompanhar canções

Atividade do dia:

1° momento: A música: A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Enriquecer a brincadeira, sugerindo: · O meio da roda é uma piscina! · O meio da roda é uma grande gelatina! · O meio da roda é um tapete de grama! 

2° momento: As crianças deitadas no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Música: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense). Faz de conta: Falar par as crianças que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela…Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar. Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão… Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo… Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga… Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta… Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão… Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos… Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas… 

3° momento: Distribuir para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. Música: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela). 

4° momento: Música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canções de Brincar), sugerir uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo: · com a cabeça · com a barriga · com o braço · com o cotovelo · com os pés · com as costas · com o bumbum · com as palmas das mãos etc. 

5° momento: Para terminar, um gostoso relaxamento. Música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense). Organizar as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais. Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário